Kumio Oita, da Lavanderia San Taio, é um dos poucos empresários otimistas com relação ao mercado de lavanderias domésticas no Brasil. É que, ao fazer uma comparação com o passado, ele extrai um saldo positivo do momento atual.
Além disso, sua clientela é formada por consumidores da classe A, que geralmente são pouco afetados por crises na economia. Ao conceder esta entrevista em sua lavanderia, cuja construção inclui um templo Tenrikyo, religião da qual Kumio foi missionário, ele recordou a sua trajetória e a de seu pai, desde que chegaram do Japão em 1957 .
Qual a razão de seu otimismo em relação ao setor de lavanderias?
No fim da década de 60, havia aproximadamente 2 mil tinturarias de imigrantes japoneses em São Paulo, que cobravam cerca de 10 dólares para lavar um terno de linho, lã ou gabardine, tecidos difíceis de lavar em casa. Quando as lavanderias Lavita, Vip e São João abriram suas portas, esses tintureiros acharam que seria o fim de suas empresas. De fato, o número de tinturarias diminuiu, mas não por causa da concorrência dos novos empresários e sim porque os seus descendentes não quiseram dar continuidade aos negócios de seus pais. Ou seja, para a maioria dos japoneses a tinturaria era apenas o meio de sustento até que seus filhos se tornassem doutores – médicos, engenheiros, advogados etc. -, não investindo no futuro de suas empresas.
Muitos empresários hoje se queixam da concorrência exercida por redes estrangeiras de lavanderia. De que forma elas afetaram seus negócios?
A concorrência não nos afetou diretamente porque atendemos a públicos diferentes e, em segundo lugar, porque soubemos nos modernizar, pouco antes de sua chegada, investindo em equipamentos de última geração, diminuindo tempo e custo das operações, além de obtermos melhores resultados quanto à qualidade de serviços. Quanto às dificuldades que o setor está passando, devemos entender que todos estamos passando por uma crise, em maior ou menor grau. Não é só o setor de lavanderias, mas sim todo e qualquer setor, como podemos acompanhar pelos noticiários. Isso me lembra uma frase do Sr. Haruo Oita, meu pai, "Quando o mar estiver bravo, não tente nadar sem direção em busca de terra firme, pois se cansará e se afogará; espere o mar se acalmar, pense em qual rumo tomar, guarde as energias para usá-las quando tiver certeza".
Então, essas lavanderias não são suas concorrentes?
Não. Algumas até enviam serviços para nós. Como a San Taio se especializou em remoção de manchas difíceis, restauração de vestidos de noiva e conservação de artigos de couro, ela presta serviços não só para o consumidor mas também para lavanderias que não possuem essa especialização. Mas uma coisa tem que ficar clara: para não ser afetado pela concorrência, a empresa precisa se modernizar e principalmente preservar a qualidade de seus serviços. Veja o exemplo da Elite. Apesar de sofrer uma concorrência muito grande de pessoas desempregadas, que compraram uma máquina de lavar tapetes e inundaram o mercado praticando preços inferiores à realidade, ela continua firme em seu lugar porque não abre mão da qualidade. Essa é a visão.
Como a Lavanderia San Taio conseguiu formar uma clientela tão selecionada?
Qualidade, responsabilidade e, acima de tudo, a honestidade com o cliente. Além disso, desenvolvemos técnicas de tirar manchas, com produtos japoneses, com resultados notáveis. Para aperfeiçoar meu trabalho, fiz um estágio no Japão.
Como foi o seu estágio no Japão?
Estagiei em 8 lavanderias em 1995 e aprendi técnicas de limpeza em diversos tipos de roupa, inclusive quimonos, couro e camurça pelos processos empregados no Japão, bem diferentes dos processos ocidentais, além de tirar manchas por ultra-som. Trouxe produtos e pistola de ultra-som e também um kit de teste químico para identificar fibras, que substitui o teste de chama.
Como o sr. conseguiu fazer esse estágio?
É muito difícil para quem não possui contatos que possam lhe abrir as portas, porque o conhecimento que irá obter estagiando é simplesmente o know-how dessas lavanderias. Em 1994, estive no IDC "“ Congresso Internacional de Drycleaning na Venezuela e tive o<